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A jornada de compra dos clientes em farmácias

A jornada de compra dos clientes em farmácias

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Estamos praticamente no meio do ano, momento oportuno para mergulhar de cabeça no comportamento do consumidor e sua jornada de compra em farmácias.Permitindo aos gestores e empresários planejarem as melhores estratégias para aumentar as vendas.

Mas antes de pensar em como aumentar o faturamento em farmácias e atingir metas é importante compreender quem é o shopper (o comprador), como se comporta na loja, suas necessidades, interações, entre outras características.

Saber aproveitar as tendências de 2017 para o mercado de farma requer muito trabalho, mas uma parte essencial já foi feita para você. Confira o estudo sobre farmácias Jornada de Compra, da Mind Shopper, feito entre agosto e novembro de 2016 e abordado na revista Decnews:

  • Perfil do cliente

A jornada de compra dos clientes em farmacias 1

As mulheres são a maioria representando 69,4% dos shoppers das farmácias independentes e 66,5% das farmácias de redes. Outro destaque é que o público com mais de 60 anos compra mais em lojas independentes: são 15,5% dos shoppers nessas lojas e 13,6% nas redes.

  • Suporte nas compras

Menos de 1% dos shoppers costuma usar cestas enquanto compram, o que acaba limitando o número de produtos adquiridos e pode interferir na experiência dentro da loja.

  • Influenciadores

Na grande maioria das vezes o consumidor está sozinho na farmácia independente (85,4%) e na de rede (83%), ou seja, sem outra pessoa que poderia influenciar sua decisão de compra.

  • Material de apoio

A jornada de compra dos clientes em farmacias 2

O que o comprador tem nas mãos quando entra em sua farmácia?

Segundo o estudo, 84% das pessoas não utilizam nenhum material de consulta nas farmácias independentes, enquanto nas farmácias de redes o percentual é de 69%. Quando há algum tipo de material, ele é em sua maioria receitas médias, representando 13,1% nas independentes e 24% nas redes.

  • Experiência no autosserviço

Nas farmácias independentes a compra é mais rápida, porém, os shoppers compram menos categorias: em média, eles passam 3 minutos e 39 segundos nas farmácias independentes, enquanto ficam 5 minutos e 58 segundos em farmácias de rede.

  • Capacitação no atendimento

Nas farmácias de rede o suporte do funcionário da loja é menos requisitado: 34,1%. Mas nas lojas independentes o percentual chega a 59,2%, o que significa que o preparo do atendente é fundamental.

  • Layout

A jornada de compra dos clientes em farmacias

Pensar na disposição de medicamentos, produtos de higiene, beleza, bem como a organização dos produtos nas gôndolas é essencial para proporcionar maior interação e melhor experiência para o shopper de farmácia.

Por que é importante conhecer o comportamento consumidor de farmácias?

Só a informação e o conhecimento podem dar o suporte para donos e gerentes de farmácias tomarem as melhores decisões: assim você esclarece os pontos fortes e fracos da loja.

Por isso pesquisas como essa feita no estudo Mind Shopper são fundamentais para ajudar gerentes a renovarem suas estratégias para conseguir melhor desempenho dos funcionários e ter sucesso no aumento do faturamento.

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