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Dicas para fidelizar seu cliente

Dicas para fidelizar seu cliente

Fidelização: o assunto que não sai de pauta em todo e qualquer ramo de atuação, sobretudo o varejista. Fidelizar o cliente nada mais é do que oferecer produtos e/ou serviços com alta qualidade, superando expectativas e satisfazendo o consumidor de tal forma que ele não se interesse mais por concorrentes, dando ampla preferência para seu negócio.

Claro, é muito mais fácil fazer isso quando a concorrência é fraca e escassa, quando o cliente não tem acesso à informação e quando tem poucas alternativas de produtos; isso, contudo, está cada vez mais distante da realidade.

Hoje, o consumidor tem a facilidade de consultar preços e variedade de produtos, além de realizar a própria compra pelo computador ou até pelo celular. E mais: mesmo no mundo físico, as opções de lojas e produtos aumentam a cada dia e ninguém quer perder a oportunidade de realizar a venda.

Por esse motivo é fundamental garantir as melhores condições para seu cliente, além de preço e produto, para que ele realmente prefira seu estabelecimento e fique menos suscetível à concorrência. Pense em ações como:

 

  • Aposte em novas ações: O que você oferece a mais ao seu consumidor que continua voltando? Bom atendimento, preços competitivos e um lugar bem cuidado são ótimos atrativos, mas o consumidor precisa receber algo que não espera. Uma boa dica são os cartões de fidelidade ou até mesmo brindes para compras acima de um certo valor. Dessa maneira você incentiva a pessoa a voltar e ainda oferece um incentivo por escolher seu negócio.
  • Olho nas reclamações: ouvir reclamações nunca é agradável, mas ali estão importantes informações de problemas que podem afastar seu cliente de sua empresa. Por isso, dê atenção a tudo que seu cliente aponta como errado, pois ali pode estar a chave para manter (ou não) seu cliente fiel;
  • Atendimento de qualidade: treine os funcionários para que atendam de forma cordial, com simpatia, agilidade e de forma personalizada. Faça com que o cliente se sinta valorizado, reconhecido, mostre que seus problemas são importantes e, com isso, faça com que sua experiência de compra seja marcante e positiva, fazendo com que ele queria voltar frequentemente;
  • Acerte onde os outros erram: mapeie os problemas da concorrência, descubra seus pontos fracos e corrija-os justamente em seu negócio. Conforme os clientes perceberem que você acerta justamente onde todos os outros erram, tenderão a ficar cada vez mais fiéis;
  • Mantenha a comunicação: informe seu cliente por todos os canais relevantes, e mantenha o diálogo aberto pelo site, por redes sociais, telefone e onde mais for possível. Quanto melhor informado e quanto mais próximo de sua loja, mais fiel ele será.

Juntamente com tudo isso, lembre-se: mantenha um estoque sempre abastecido de produtos que seu cliente quer, contando com um parceiro ágil, confiável e com ótimos preços como a ROGE, onde você é atendido com facilidade e garante a entrega de seus produtos na hora em que mais precisa!Faça seu pedido pelo e-commerce, pelo Vendas Interna 0800 707 4001  ou por meio de um de nossos consultores externos.

Roge Distribuidora

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