Home, Perfumaria

Dicas para organizar melhor as gôndolas do seu comércio

Dicas para organizar melhor as gôndolas do seu comércio

Quase todos concordam que a gôndola é o principal ativo de vendas de um comércio varejista, e os dados mostram que as empresas levam a sério esta percepção: pesquisa feita pelo portal Supermercado Moderno indicou que 79% dos 145 mercados pesquisados realizaram mudanças de layout e organização em suas gôndolas e corredores recentemente, sendo que mais da metade deles (57%) o fizeram no último ano.

Na mesma pesquisa, o portal verificou que quem realizou este tipo de atualização conseguiu ampliar seus resultados de vendas e de fluxo de clientes, o que comprova a importância do investimento em otimização de gôndolas e corredores.

Em tempos de concorrência dura e clientes exigentes, as empresas que buscam crescimento precisam deste tipo de prática para se diferenciar diante no mercado e atrair mais consumidores.

Veja a seguir algumas informações de como funciona a dinâmica da gôndola e como você pode usar estas práticas para alavancar seu negócio:

  • Conheça seus produtos

O primeiro passo é levantar todos os produtos que você tem em loja, separando-os por categoria e avaliando sua relevância dentro do composto de vendas de seu mercado, farmácia ou perfumaria.

Isso permitirá que você saiba exatamente o tem a oferecer a seu público e, com isso, facilitará realizar os ajustes necessários em seu mix de modo a refletir as expectativas e necessidades dos consumidores. Uma vez categorizados de acordo com sua demanda e rentabilidade, você poderá planejar sua disposição nas gôndolas, de modo a otimizar a circulação dos clientes e as vendas.

  • Ergonomia e experiência

A própria posição dos itens em uma mesma gôndola pode ser um fator influenciador do resultado final das vendas de um produto. Pense em cada detalhe da organização dos produtos na loja, desde a hora que o cliente entra no estabelecimento, até a decisão na gôndola e o pagamento no caixa.

  • Facilite a circulação

Lembre-se que lugares excessivamente abarrotados são desconfortáveis e dificultam a circulação, portanto invista em um ambiente convidativo, por onde o cliente goste de andar e gastar seu tempo.

Mais vendas, melhor fluxo, clientes mais satisfeitos: estes são os benefícios que você pode esperar para seu negócio com estas práticas, por isso não perca tempo e comece renovar sua organização de loja!

New Call-to-action

Deixe um comentário