Destaque, Farmácias, Home

Entenda a sazonalidade de vendas em farmácias e lucre o ano todo

Sazonalidade em farmacias

As farmácias e varejo em geral passaram por muitas mudanças durante o tempo. Algumas dessas transformações são fixas, como por exemplo, a revolução tecnológica, que trouxe mais concorrência, desafios e oportunidades para as lojas físicas. E tem também as mudanças sazonais.

Mas você sabia que a sazonalidade de vendas em farmácias pode fazer a diferença no seu faturamento anual? O mercado consumidor se comporta diferente de acordo com o período, como estação do ano, por exemplo.  

Os períodos sazonais de vendas em farmácias  

Num país grande como o Brasil as diferentes características das cidades e hábitos da população podem estimular um consumo maior ou menor de acordo com a época. Por isso o planejamento serve para o comércio encarar os períodos onde há menos movimento e, ao mesmo tempo, tirar proveito da demanda quando o consumo tende a aumentar.

Por exemplo, antes de viajar de férias as pessoas fazem as compras na cidade. E durante o período o consumo é no destino. Portanto, o primeiro passo para faturar com a sazonalidade de produtos em farmácias está no preparo.

Como se preparar para a sazonalidade de vendas em farmácias

Pronto para preparar o planejamento das vendas sazonais da sua farmácia? Fique atento às nossas dicas e venda o ano inteiro:

Estabeleça metas: já pensando em momentos que as vendas podem cair, reflita sobre objetivos de vendas e faturamento para períodos sazonais. Sabendo quais são os objetivos fica mais fácil de planejar as ações que vai tomar para conseguir vender.

Cuide do estoque: comparando o desempenho do mesmo período no ano anterior você consegue ter uma base de como equilibrar o estoque. Fique atento aos produtos mais procurados na época para não decepcionar os clientes com a falta deles.

Planeje as ações promocionais: quais os produtos mais vendidos no inverno? E os produtos sazonais de verão? Pensando no desempenho que a farmácia tem nestes e outros períodos específicos, planeje as promoções e adequação da loja com antecedência.

Isso inclui decoração, exposição de produtos, organização da loja, cartazes, ofertas, entre outras ações promocionais. Use a criatividade e tente se aproximar dos clientes em ações especiais. Não esqueça de registrar tudo e divulgar nas redes sociais da loja!

De olho na internet: falando em redes sociais, não descuide das páginas e canais de atendimento online. Divulgue as promoções e ofertas, se aproxime do cliente, converse com o consumidor nas redes para entender o que ele precisa. A internet é um importante canal para se aproximar do seu público.

Datas comemorativas, feriados prolongados, férias, estações do ano, entre outros períodos específicos podem fazer a diferença no faturamento da loja. Por isso você não pode deixar de se organizar para a sazonalidade de vendas em farmácias!

Gostou deste artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário