Farmácias

A importância da perfumaria no mix de produtos em farmácias

PERFUMARIA NO MIX DE PRODUTOS EM FARMÁCIAS

Na hora de definir o mix de produtos para farmácias, é fácil ignorar o setor de perfumaria, afinal, o foco e grande diferencial deste tipo de comércio são os medicamentos e produtos de saúde; isso, porém, é um equívoco que pode diminuir a capacidade de concorrência do negócio.

Segundo levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor saiu de um patamar de faturamento de R$4,9 bilhões em 1996 para R$42,5 bilhões em 2015, em boa parte destes anos apresentando crescimento superior ao do PIB e da média das indústrias no país.

Aumento de procura de produtos HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Mesmo levando em consideração as dificuldades econômicas que o país atravessou nos últimos anos, este setor ainda apresentou desempenho relativamente bom, com tendências ao reaquecimento agora com a retomada do otimismo econômico no país. Em boa parte, este desempenho se deve à maior preocupação do brasileiro com estética e o bem-estar, o que levou a uma expansão da oferta de produtos para todas as idades em ambos os sexos.

Tal comportamento é um forte indicativo da importância da oferta de perfumarias em farmácias: enquanto os medicamentos são uma compra racional, feita essencialmente em cima de uma necessidade física e normalmente sob requisição de um médico, a linha HPPC é muito mais emocional, tem um caráter mais pessoal e está ligada à autoestima do cliente. Por este motivo, a flexibilidade na abordagem comercial sobre este tipo de produto permite aumentar as vendas em farmácias para uma grande variedade de públicos e, paralelamente, criar experiências muito mais pessoais para o cliente, o que ajuda de forma determinante no processo de fidelização.

Como fidelizar o consumidor de farmácias

Por estes motivos, as farmácias que buscam disputar a preferência e a fidelidade do consumidor podem encontrar uma boa arma neste segmento de produtos. Vale a pena investir em um bom mix de produtos de perfumaria, deixando produtos em destaque e até mesmo dedicando uma promotora que possa atuar de forma personalizada junto a seu consumidor.

Outra boa ideia é planejar promoções de perfumaria, tornando os preços mais atraentes e incentivando o cliente a experimentar produtos novos, algo que pode ser decisivo para consolidar sua fidelização e fazer com que ele retorne à farmácia independentemente da necessidade de comprar medicamentos. Combine estas práticas com um ambiente de boa circulação e bom aspecto para gerar uma boa experiência e, com isso, aproveite ao máximo as novas – e maiores – vendas que este setor pode lhe proporcionar.

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