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Quais fatores influenciam a decisão de compra dos consumidores?

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Umas das formas mais eficientes de trazer crescimento para o varejo é entender como funciona a decisão de compra dos consumidores. Apesar de não ser uma tarefa muito simples, ela é essencial para que o comércio possa se destacar na concorrência e vender mais.

Por que é importante entender os hábitos de consumo

Quando você entende o comportamento do consumidor, consegue se comunicar melhor com seu público, atender e até superar suas expectativas. Esse é caminho mais curto para conquistar a fidelidade desses clientes. Vamos falar sobre alguns fatores que influenciam a compra no varejo para te ajudar nesta jornada.

O comportamento do consumidor é tudo aquilo que envolve suas ações dentro do varejo ou numa loja online. Desde os motivos que o leva a loja até as razões que influenciam na compra de determinado produto ou na desistência dela.

O que influencia a decisão de compra dos consumidores

Como exemplo podemos citar: tendências de consumo, a psicologia do consumidor, uso de influenciadores, estilo de vida e fidelização.

Tendências de consumo

Veja esse dado de uma pesquisa conjunta entre as empresas Opinion Box e Digitalks. Ele mostra que 6 entre 10 consumidores que compram online fazem comparações de preços também na loja física. Essas pessoas usam o smartphone para saber se vale a pena comprar na loja física ou pela internet.

Esse é só um exemplo do tipo de informação que você pode obter sobre tendências de consumo. Por que saber disso? Para oferecer serviços e atendimento diferenciados que ajudem o consumidor a optar por comprar na sua loja.

Psicologia do consumidor

Sabe quando o consumidor é apaixonado por uma marca, a defende e é muito fiel a ela? Isso não acontece por acaso. As grandes empresas estudam como o consumidor se sente e o que ele pensa sobre elas para construir essa relação. Geralmente é a emoção quem determina essa paixão. O emocional é um fator determinante para a realização da compra.

Influenciadores

As marcas sempre apostaram em famosos para influenciar a decisão de compra dos consumidores. Com a internet essa prática tem se tornado muito maior. E o influenciador não precisa ser muito famoso, mas ter seguidores nas redes sociais que confiam no que ele recomenda. Familiares e amigos também podem ser excelentes influenciadores, uma vez que compartilham seus gostos e experiências sobre lojas, produtos e /ou marcas que utilizam.

Como podemos ver, conhecer o público de seu negócio e saber como influenciá-lo, faz muita diferença, sendo um ponto a explorar na busca por melhorias nas vendas. Uma vez que, ao conhecer os fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores você consegue criar um vínculo com ele e conquistar sua fidelização.

Você conhece o comportamento do seu público consumidor? Ou acredita que ainda tem muito para aprender sobre ele? Divida com a gente suas experiências e dúvidas!

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