Farmácias, Home, Varejo

Supermercados e drogarias impulsionam crescimento das vendas no varejo

Supermercados e drogarias impulsionam crescimento das vendas no varejo

Excelente notícia para supermercados e drogarias: eles foram os grandes responsáveis pelo crescimento do varejo brasileiro em setembro e outubro de 2017. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o progresso foi de 2,4% em relação a setembro do ano anterior. Em outubro o varejo teve alta de mais 0,4% em relação a setembro.

O ICVA destaca que o setor de bens não duráveis foi puxado para cima pelo terceiro mês seguido. Em agosto, depois de dois anos de retração, também houve aumento de 1,5% na receitas de vendas no varejo em todo o país.

A alta foi registrada em todas as regiões do Brasil em setembro. Em outubro somente a região Sudeste teve leve queda de 0,1%, enquanto todos as partes do país registraram crescimento. Principalmente a região Norte (alta de 3,3%) e Sul (alta de 2,7%).

O indicador também destaca que o setor de supermercados e hipermercados começou o ano com uma desaceleração expressiva e mostrou forte recuperação no segundo semestre de 2017. Para fins de comparação, vemos que o setor de postos de combustíveis também vinha em ritmo devagar, não se recuperou e segue com as vendas em desaceleração.

O que é o Índice Cielo do Varejo Ampliado?

Se você ainda não está familiarizado com o índice, é interessante prestar atenção em suas publicações sobre o varejo. O ICVA acompanha mês a mês o desempenho do setor varejista no Brasil tendo como base mais de 20 setores monitorados. Os estudos mensais incluem desde pequenas lojas aos grandes varejistas.

Os números são obtidos a partir dos mais de 1,6 milhão de pontos de vendas credenciados pela Cielo. De acordo com a empresa, o intuito é trazer dados reais sobre o comportamento das vendas do varejo no Brasil. Ainda segundo a companhia, o ICVA não reflete apenas os pagamentos feitos com cartões e sim a dinâmica de todas as transações.

O crescimento das vendas no varejo deve ser celebrado por supermercados e drogarias

O papel dos supermercados e da drogarias foi fundamental para a alta nestes dois últimos meses em que o estudo foi divulgado. Depois de uma série de números negativos, finalmente o varejo mostrou sinais de recuperação por conta destes setores.

Isso significa que esses setores têm desempenhado um excelente papel, que pode contribuir com a recuperação da economia do país. Que os números continuem registrando bons índices e supermercados, hipermercados e drogarias sigam liderando o crescimento de vendas no varejo.

Deixe um comentário